Sessão técnica: Dia 1 | 10:30 – 11:00

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific articles presentation and live debate

    Dia 01 Dezembro| December 1st
    10:30 – 11:00
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [#18] Rede autônoma de educação em design
    Autonomous design education network 
    Nathália Menezes, Juliana Costa, Beany Monteiro and Juliana Fernandes

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo busca apresentar o projeto Rede Autônoma de Educação em Design, um projeto de extensão desenvolvido pelo LabDIS (Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade) da UFRJ. O projeto possui como principal objetivo a criação de um dispositivo que possibilite a formação de uma rede colaborativa de produção de conhecimento autônomo em design, usando como referência a obra do pesquisador John Thackara, que admite o design como principal forma de transformação social para os problemas modernos. Será apresentado como esse dispositivo foi desenvolvido através de um aplicativo móvel e como a ampliação de seu uso prático resultou no descobrimento de correções necessárias para sua atualização.


    [#31] O ensino do design para a sustentabilidade durante a pandemia: Relato de experiência em design de embalagem
    The teaching of design for sustainability during pandemics: Experience report on packaging design 
    Claudio Pereira de Sampaio

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo tem por objetivo relatar e discutir uma experiência didático-pedagógica no ensino do design para a sustentabilidade (DfS) na qual foram trabalhadas duas disciplinas de um curso de graduação em Design Gráfico de uma universidade pública brasileira de forma conjunta, Design de Embalagens e Design para a Sustentabilidade. A atividade foi realizada de forma inteiramente remota devido à pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada é o relato de experiência, complementada com revisão bibliográfica, registros gráfico-visuais do processo de trabalho e depoimentos dos estudantes participantes. Neste relato são descritas e discutidas as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, os resultados obtidos, e aponta-se alguns caminhos que se mostraram promissores a partir da experiência, em especial o uso de plataformas online de planejamento e gestão de projetos aliada ao uso de aplicativos de videoconferência e livros-texto produzidos de forma aberta e colaborativa pela rede de pesquisa LeNS Brazil.


    [#21] Ser ou não ser sustentável, eis a questão das iniciativas de inovação social no contexto das economias distribuídas
    To be, or not to be sustainable, that is the question of the social innovation initiatives within the context of distributed economies 
    Leonardo Castillo, Carla Pasa Gómez, Viviane Cavalcante Bispo, Verônica Macario de Oliveira and Suzanne Nobrega Correia

    PDF Download | YouTube Video

    Iniciativas que rompem com os paradigmas tradicionais da relação produção-consumo vêm ganhando forma ao mesmo tempo em que emergem diferentes abordagens de design para a sustentabilidade tais como as economias distribuídas e as inovações sociais. Este artigo propõe um forma de análise das iniciativas de produtos e serviços a partir de um conjunto de ferramentas de design para a sustentabilidade (sustainable design orienting toolkit (SDO) (Tukker et al, 2017), design para a economia distribuída (Johansson, Kisch, Mirata, 2005) e, design para a inovação social (dos SANTOS et al, 2019). Foram analisadas 5 iniciativas localizadas no nordeste do Brasil à luz destas ferramentas. Foi interessante observar como as iniciativas, cada uma da sua forma, atenderam aos requisitos da inovação social, economia distribuída e design para a sustentabilidade. Ou seja, nas entrevistas com os sujeitos responsáveis pela criação/coordenação do projeto foi possível perceber que eles não estavam apenas preocupados em resolver problemas relacionados ao meio-ambiente, mas também como as pessoas envolvidas iriam ser impactadas social, econômica e politicamente.