Sessão técnica Dia 1 | 14:30 – 15:00

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific articles presentation and live debate

    Dia 01 Dezembro| December 1st
    14:30 – 15:00
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [27] Hub de Inovação – CONEXO: Uma fábrica de conhecimento e aprendizagem reflexiva
    Innovation Hub – Conexo: A Factory of Knowledge and Reflective Learning
    Cristiane Ramos and Veridiana Sonego

    PDF Download | YouTube Video

    A quarta revolução industrial é marcada pela convergência de tecnologias físicas, digitais e biológicas. A partir da reflexão sobre a fábrica do futuro de Flusser, constatamos que fábrica e escola não estão mais desassociadas e sim integradas. Nela as pessoas juntamente com os aparelhos e sistemas tecnológicos, transformam a natureza, convertem, aplicam, utilizam e, principalmente, aprendem. Baseado no método de trabalho de um hub de inovação, chamado Conexo, este artigo busca compreender o desenvolvimento de uma cultura emergente que se forma para o enfrentamento de situações complexas de forma colaborativa e sustentável. O presente artigo relaciona o conceito de fábrica do futuro e reflexão-na-ação, a partir da abordagem de Vilém Flusser e Donald Schön com o estudo de caso da organização Conexo. Ao analisarmos a forma de trabalho do laboratório e refletirmos sobre as visões conceituais apontadas pelos autores faz-se um paralelo onde temos a metodologia de trabalho da Conexo como fábrica de conhecimento. Esta atuação permite aos atores envolvidos uma aprendizagem reflexiva tornando possível  pensar e agir, agir e pensar, em um ciclo de aprendizado constante.


    [28] Design de Mobiliário Brasileiro e o uso da madeira como estratégia para a sustentabilidade
    Brazilian Furniture Design and the use of wood as a strategy for sustainability
    Michele Tais Dalle Carbonare Zamoner, Márcio Fontana Catapan, and Dalton Razera

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo evidencia o design de mobiliário brasileiro, discute a problemática do uso da madeira em relação à sustentabilidade ambiental. Tem como objetivo identificar os principais aspectos da madeira relacionados aos conceitos de sustentabilidade orientados para projetos de design. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se buscou levantar os principais autores que propõem discussões sobre as temáticas do estudo. O procedimento de análise e interpretação dos conteúdos se deu por meio da abordagem qualitativa. Os resultados alcançados possibilitaram a detecção de ênfases na literatura sobre aspectos ligados à sustentabilidade e ao uso da madeira como matéria-prima para o design de mobiliário. Concluiu-se que a madeira em estado natural apresenta vantagens se comparada a outros materiais considerados de menor impacto ambiental, é biodegradável, reciclável e atóxica. A diversidade de espécies permite ao design criar peças de mobiliário com propriedades e características adequadas ao uso projetado.  Observa-se que o designer é um agente importante de mudança no ciclo de produção e consumo e, que a identificação dos conteúdos apresentados pode auxiliar a inserção de preceitos do desenvolvimento sustentável em práticas projetuais de design de mobiliário.


    [46] O barro em flor: O olhar do design sobre a produção cerâmica artesanal de um grupo de mulheres do Alto do Moura – Caruaru/PE
    The clay in flower: A design view on the handmade ceramic production of a group of women from Alto do Moura – Caruaru/PE
    Marilia Brandão da Silva Santos, Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa and Germannya D Garcia Araujo E Silva

    PDF Download | YouTube Video

    O Alto do Moura, bairro da cidade de Caruaru, é reconhecido por seu artesanato de peças figurativas cerâmicas com influência do Mestre Vitalino, entre outros artesãos. Fruto da tradição ceramista, desde 2014, o grupo Flor do Barro, formado por mulheres artesãs, se reúne com o interesse comum de visibilidade e reconhecimento do seu artesanato. Direcionado à estas mulheres, o presente artigo apresenta os primeiros resultados de um projeto de extensão do Curso de Design da UFPE, que busca aproximar o design com o artesanato local. O método de pesquisa adotado foi o proposto pelo Laboratório de Design O Imaginário/UFPE, baseado em cinco eixos norteadores: Design, Gestão, Produção, Comunicação e Mercado. Os resultados de diagnóstico do Grupo apontam para um processo criativo representado pela narrativa da vida cotidiana, memórias familiares e empoderamento feminino; uma produção cerâmica rudimentar sustentada pela modelagem manual e queima por fornos à lenha; acabamento das peças por pintura a frio e comercialização limitada à visitação turística no bairro. Ao mesmo tempo que se percebe um grupo politicamente organizado capaz de ser vetor de ações públicas para o artesanato local, o processo produtivo é individual.