Sessão técnica Dia 2 | 11:30 – 12:00

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific articles presentation and live debate

    Dia 02 Dezembro| December 2nd
    11:30 – 12:00
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [35] Uma reflexão pelo design especulativo sobre a crítica da materialidade e insustentabilidade na moda
    A reflection through speculative design on the critique of materiality and unsustainability in fashion 
    Giovanna E. Renck, Debora Barauna and Vitória Tomé

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo explora a abordagem do design especulativo na moda, como uma possível prática metodológica para o campo. Baseado em pesquisas bibliográficas e documentais, o estudo apresenta uma revisão narrativa da literatura e discute, pela perspectiva do design especulativo, críticas produzidas por designers, marcas e suas coleções sobre a materialidade e insustentabilidade da moda. Tais designers e marcas são: a designer inglesa Katharine Hamnett; a pesquisadora Suzanne Lee; a varejista sueca H&M; a marca francesa Le Coq Sportif; a estilista holandesa Iris Van Herpen e a estilista britânica Stella McCartney. As coleções discutidas não necessariamente fazem referência ao design especulativo e muitas configuram-se como produtos de uso. Todavia, ainda são uma exceção à regra e carregam consigo especulações de cenários futuros alternativos à adoção de uma moda mais sustentável e de outro tipo de materialidade, o que acaba por gerar repercussões e espaços de debate, sendo esse o foco deste artigo. Como resultado foi encontrado que as coleções trazidas no estudo provocaram repercussões positivas em diversos espaços midiáticos, oferecendo, metaforicamente, voz para as questões materiais e de sustentabilidade na moda. Também foi notado um direcionamento ao uso de biomateriais para a inovação neste setor.


    [64] Plataformas habilitantes para o trabalho remoto no setor da moda
    Enabling platforms for remote work on the fashion
    Polyanna Astrath Costa, Washington Pinto Rego Filho, Aguinaldo dos Santos and Marta Karina Leite

    PDF Download | YouTube Video

    Levando em conta o contexto da pandemia da COVID-19 e o aumento de pessoas adeptas ao trabalho remoto, o presente artigo explora o uso de plataformas habilitantes para o trabalho remoto no setor da moda, a fim de promover a sustentabilidade no setor.  Orientado pelo método Design Science Research, neste trabalho foi desenvolvido um meta-cenário para uma plataforma habilitante para promover o trabalho remoto de artesãs de Rio do Sul (SC) em associação com uma empresa especializada na produção de acessórios da moda, fazendo o uso de resíduos de produção da empresa e valorizando os saberes locais. Através do desenvolvimento do meta-cenário foi possível concluir que plataformas habilitantes voltadas para o trabalho remoto alinhadas com princípios de sustentabilidade podem ser uma ferramenta para possibilitar uma forma de trabalho remoto mais vantajosa para o setor da moda.


    [34] Experimentação em design: Biomateriais como uma alternativa para a moda sustentável
    Experimentation in design: biomaterial as aN alternative in sustainable fashion
    Giovanna E. Renck, Debora Barauna, Vitória Tomé and Pedro Marostega Santos

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo questiona a manufatura têxtil e propõe uma reflexão sobre a possibilidade de inovação e sustentabilidade na moda pelo design de biomateriais têxteis em alternativa ao uso excessivo de fibras sintéticas, como o poliéster. Para isto, realizaram-se práticas de experimentação em design estratégico com a produção de materiais à base de gelatina, alginato de sódio e amido de milho, fundamentadas em pesquisas bibliográficas e documentais. Ao total doze experimentos foram criados. Durante a realização destes experimentos, foi possível discutir diversas variáveis de produção, considerando desde modos de conformação e de tempos de secagem até comportamentos dos biomateriais a diversos testes e análises finais, tais como de: costura em máquina; absorção de água; aparência; características ao toque e maleabilidade. Estas não foram variáveis pré-definidas, mas sim percebidas e aprendidas com a experimentação. A partir das análises e dos testes realizados, foi possível observar que cada amostra apresentou pontos fortes e fracos. A amostra de alginato de sódio, por exemplo, demonstrou ser resistente à água. Entretanto, ao abrir as costuras feitas, os fios romperam-se. Enfim, este é um estudo que explora a criatividade e incentiva novas concepções sustentáveis na moda, que deriva de uma das indústrias mais poluentes do mundo.