Sessão técnica Dia 2 | 14:30 – 15:00

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific article presentation and live debate

    Dia 02 Dezembro| December 2nd
    14:30 – 15:00
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [17] Sistema Sustentável de Produto+Serviço para viabilizar o trabalho remoto e estimular a formação de redes produtivas
    Sustainable Product and Service System to enable remote work and stimulate the formation of productive networks
    Janice Rodrigues, Alessandra Petrecca and Aguinaldo dos Santos

    PDF Download | YouTube Video

    O presente trabalho trata do desenvolvimento de um projeto voltado à estruturação do ambiente de trabalho e a melhora da renda de mulheres ligadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio do Sul, Santa Catarina. Foi aplicado Design Science Research como método para este estudo. Esse tem como fundamentação as Dimensões da Sustentabilidade, os princípios da Economia Distribuída, Redes de Unidades Produtivas e Sistemas Sustentáveis de Produto e Serviço. O desenvolvimento trata da criação da plataforma de impulsionamento “Conectando Sonhos”. Os resultados obtidos permitem a viabilização do trabalho remoto através da empresa facilitadora Proposta Verde – a qual é voltada a ações comerciais e sociais de cunho sustentável. Conclui-se que a aplicação do projeto pode gerar benefícios tanto para a empresa quanto para as participantes do projeto, com a implementação dos fatores econômicos, sociais e ambientais na região em que atua, valorizando as artesãs, as reconhecendo como fomentadoras da cultura local e complementando sua renda, com produtos próprios desenvolvidos de forma consciente e responsável.


    [41] Percepções sobre o Design Biofílico em espaços corporativos
    Perceptions about Biophilic Design in corporate spaces
    Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho, Ariel Machado Sánchez, Tayana Borges Silva, Samuel Borges Barbosa and Viviane dos Guimarães Alvim Nunes

    PDF Download | YouTube Video

    O Design biofílico vem ocupando lugar de destaque em projetos de arquitetura e espaços corporativos. A preocupação com o bem-estar, entre outros, trouxe esta abordagem para os projetos arquitetônicos e de interiores. A partir de uma revisão bibliográfica, este artigo pretende analisar os conceitos, os atributos e os principais elementos que fundamentam o design biofílico para compreender um novo campo de abrangência do design. De forma complementar, foram realizados três estudos de casos em fontes secundárias, com o intuito de analisar se o design biofílico se enquadra dentro da abordagem biocêntrica e se os resultados projetuais com as mesmas orientações podem promover o comportamento sustentável nos indivíduos. Dentre os resultados obtidos, a revisão bibliográfica aponta que o design biofílico pode promover saúde mental e física, melhorar a produtividade e estimular a criatividade; porém, nas fontes consultadas, não foram identificadas associações entre o design biofílico e a promoção do comportamento sustentável. Assim, como campo de discussão ainda incipiente, espera-se que este artigo possa ampliar as reflexões sobre o tema, reforçar os olhares sobre a importância da conexão entre a natureza, o homem e o ambiente construído e estimular uma mudança de paradigma tanto projetual quanto comportamental rumo a escolhas mais sustentáveis.


    [4] Regeneração: um caminho de evolução do design frente ao problema da sustentabilidade
    Regeneration: a path for the evolution of design in facing the problem of sustainability
    Natalí Garcia and Carlo Franzato

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo tem o objetivo de apresentar uma síntese e insights de uma revisão teórica dos desdobramentos do design frente ao problema da sustentabilidade. Resgatamos as contribuições de diferentes abordagens das últimas seis décadas (que em nossa perspectiva são complementares e sinérgicas) para então propor olhares e caminhos de desenvolvimento do design estratégico em relação ao conceito de regeneração.