Sessão técnica Dia 2 | 15:00 – 15:30

| Brazil Time
    Idioma: Português

Artigos científicos desta sessão

[13] Design e cidades: Espaços públicos e a relação com a mobilidade urbana ativa
    Design and cities: Public spaces and the relationship with active urban mobility
    Pâmela Emi Koga, Letícia Zem Messias, Felipe Dalla Pria Leme and Gheysa Caroline Prado

PDF Download | YouTube Video

Este artigo apresenta a fase exploratória do projeto de pesquisa “Estratégias de design para promoção da mobilidade urbana ativa” desenvolvida no Programa de Iniciação Científica do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho começou a ser desenvolvido com discussões semanais, lendo textos de base e realizando mapeamentos de trajetos individuais em busca de pontos de conexão. Durante o processo, foi utilizada a ferramenta de revisão bibliográfica assistemática a partir de palavras-chave relacionadas à mobilidade ativa, mobiliário urbano, pedestres e bicicletas. A busca ajudou a identificar estratégias de design em projetos, assim como sua relação com o direito e desenvolvimento da cidade, planejamento urbano e inovação social. Os resultados permitiram a identificação de conceitos convergentes acerca do tema, reforçando a importância das funções práticas, estéticas e simbólicas dos mobiliários urbanos existentes nas cidades para sua utilização efetiva. Esses conceitos fornecem subsídios teóricos para o desenvolvimento da próxima etapa da pesquisa, a fase de campo.

[72] Bancos Companhia: slow design e expressão de identidade cultural da região de Cianorte/PR por meio de peças de mobiliário
    Bancos Companhia: Slow design and expression of cultural identity in the region of Cianorte/PR through furniture parts
    Danielle Comitre Thomaz, Fabiano Burgo and Polyanna Astrath Costa

PDF Download | YouTube Video

Com base nos princípios de Ecodesign e Slow Design, o presente trabalho busca propor uma alternativa para o uso dos resíduos industriais da cidade de Cianorte/PR. Para isso investigou-se os processos de produção do designer Domingos Tótora utilizando massa de celulose e fibra de tecido e a partir do método Design Science Research foi desenvolvido o conjunto de bancos Companhia. Estes, que além de serem produzidos pelas diretrizes do Slow Design, também expressam a identidade cultural da cidade em elementos visuais e táteis. Através do desenvolvimento do conjunto de bancos foi possível observar como o ecodesign aliado ao slow design pode contribuir para o design sustentável e, entender as peculiaridades do processo produtivo proposto por Domingos Tótora com base na experiência de prototipagem dos bancos Companhia.

[59] Uso do ativismo urbano no design de transições
    Use of urban activism in transition design
    Iana Perez, José Carlos Magro, Mônica Moura and Suzana Martins

PDF Download | YouTube Video

Este artigo explora a decolonização do Design de Transições para a Sustentabilidade por meio da aproximação de suas teorias e práticas com o pós-extrativismo e a cosmovisão do Bem Viver. Considerando a relevância da conscientização social para projetos de transição, reflete-se sobre como o ativismo em design pode contribuir no processo de transição para uma sociedade do Bem Viver por meio de intervenções urbanas. Para isso, são analisados os resultados de um projeto de aprendizagem, realizado com estudantes de Design Gráfico, que contou com a parceria de uma das regionais do Mutirão do Bem Viver. O método adotado foi a Design Based Research que alia o paradigma da design science à área de ensino. Foram apresentados 21 projetos de intervenções urbanas, os quais sugerem diferentes possibilidades a serem exploradas, desde peças gráficas até intervenções complexas, como eventos, ambientação e criação de espaços públicos de interação social e com a natureza. Demonstrando abordagem transdisciplinar, política e cidadã, os resultados contemplam causas contemporâneas (e.g., soberania alimentar, justiça ambiental e social, igualdade de gênero) e revelam processo de subjetivação dos designers, que também se conscientizam ao explorar as possibilidades do ativismo urbano para desencadear processos de transições sistêmicas.