Convidamos profissionais, pesquisadores, estudantes e profissionais de Design e áreas afins, além de representantes do setor produtivo, ONGs e governo a submeter artigos para apresentação.
Escopo
O SDS2021 tem como escopo o amplo espectro de possibilidades do Design para a Sustentabilidade, buscando o debate de idéias e práticas nas dimensões social, ambiental e econômica. Assim, as submissões ao evento contemplam desde abordagens centradas nos materiais, no produto ou no sistema produto+serviço, até abordagens centradas no âmbito sócio-espacial , do sistema socio-técnico e, também, abordagens biocêntricas.
Desta forma, inclui em seu escopo temas como “design para o comportamento sustentável”; “biomimese”; “design de sistemas produto+serviço”; “design para a base da pirâmide”; “design e inovação social”; “design sistêmico”; “design de transições para a sustentabilidade”; “design pós-antropocêntrico”; “design e economia circular”; “design & economia distribuída”; “design & inovação aberta” e “eco-design”.
Para melhor compreensão deste espectro de possibilidades temáticas sugere-se a leitura do livro “Design para a Sustentabilidade” de Fabrizio Ceschin e Idil Gaziulusoy (2020), disponível para download gratuito no site da Editora Routledge. Também sugere-se a consulta aos livros “Dimensão Social…”, “Dimensão Ambiental…” e “Dimensão Econômica do Design para a Sustentabilidade”, desenvolvido pela LeNS (Learning Network on Sustainability – Brazil) e disponibilizados gratuitamente em sua versão digital no site da Editora Insight.
Cronograma
O processo de submissão de artigos já foi concluído.
Lançamento de chamada: 12/04Prazo máximo para submissão do artigo: 28/06 – Extendido até dia 05/07Resultado da avaliação: 02/08Submissão da versão final do artigo: 23/08Resultado final do processo de avaliação: 06/09Submissão do vídeo-apresentação + infográfico: 01/10- Realização do evento: 1, 2 e 3 de dezembro
Templates e links úteis
- Download do fundo de tela oficial do evento para as sessões
- Download do Template em Português
- Download do Template em Inglês
- Download do Template da Apresentação em Português
- Download do Template da Apresentação em Inglês
- Download do Template para o Infográfico do Artigo
- Guia para a Produção da Videoapresentação em Português
- Download do Termo de Consentimento em Português
- Acessar plataforma de submissão de artigos (EasyChair)
Dúvidas frequentes
Qual é o formato e tamanho do vídeo-apresentação? O tempo máximo para a apresentação é de 5 minutos. O vídeo deverá estar gravado utilizando o Template de Apresentação disponível. Maiores detalhes em: Guia para a Produção da Videoapresentação em Português.
Qual é o formato e objetivo do infográfico? O infográfico de cada artigo tem como alvo as redes sociais do evento (Instagram e Linkedin). É uma imagem ilustrativa do conteúdo do artigo no formato de postagem para rede social, podendo conter texto, infográfico, fotos ou diagramas. Instruções para os autores: - Desenvolver de uma até três imagens que sintetize(m) e explique(m) de maneira simples o conteúdo do artigo. - Utilizar o modelo de rodapé branco ou preto, conforme os exemplos. - O formato final da imagem deverá ser de 1080 x 1350 pixels (contemplando o rodapé), com 72 dpi, em jpg ou png. - As fontes não devem ser menores do que 25 pontos. - Enviar junto com a(s) imagem(ns) uma legenda de até 2.000 caracteres, contemplando o título do artigo e nome de autores. Arquivos .ai, .pdf e jpg dos rodapés, assim como exemplos estão disponibilizados em: Template para o Infográfico do Artigo Dica: você pode usar o Canva website para criar online e mais facilmente as imagens no formato da postagem, incluindo o rodapé fornecido. A ferramenta é gratuita.
Como devo fazer o envio do vídeo-apresentação e infográfico? Ambos os arquivos devem ser enviados a organização através do e-mail: nds@ufpr.br
Como devo fazer o envio da versão final do artigo corrigido? Esta etapa do processo já foi concluída.
Como devo fazer o envio de figuras do artigo? Elas devem estar legíveis e integradas no corpo do artigo.
Informações sobre os anais do evento, até o momento: Os anais serão produzidos somente em formato digital.